domingo, 31 de maio de 2009

Uma pergunta. Natal tem condições?

Maquete do Estádio Arena das Dunas

Natal tem realmente condições de sediar jogos da Copa do Mundo de 2014?
Aggora a pouco Natal, foi anunciada como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Meses atrás escrevi que Natal não está adequada. Resta saber se ela vai se adequar para sediar tal evento. Tenho certeza que muita coisa precisa ser feito. Uma coisa é ela ser escolhida. Resta saber se ela vai se adequar. Saiba, na minha opinião o que será preciso ser adequado:

Estádio
A iniciativa privada vai construir da melhor forma possível. Estádio não é obstáculo. O problema é derrubar o Machadão.

Segurança
Isso é o que mais preocupa. Ultimamente Natal tem se tornado uma cidade altamente violenta e sem segurança. Precisa melhorar muito nesse quesito.

Saúde
Não dispõe de grandes hospitais e sistema que garanta um movimento de milhares de pessoas trafegando durante o evento.

Transportes
Com esse sistema de transporte que dispomos, Natal vai parar nesse período.

Bancos
Não sei, mas acho que Natal tem poucos bancos. O movimento financeiro será enorme durante o evento. A Internet pode ajudar.

Imprensa
Será que tem condições de fazer noticiários das seleções que aqui vão está? Televisão, Jornal e as Rádios farão boas coberturas? Com esses comunicadores que não sabem dizer um nada em inglês. Vai ser uma decepção.

Hotéis
Fiquei sabendo que durante o carnaval deste ano a rede hoteleira lotou. Agora, me responda. Natal tem carnaval? Nesse período Natal fica completamente disserta. Imagine quando aqui estiverem seis seleções de diferentes países. A rede hoteleira precisa ser ampliada. E olha que muitos apostam nesse quesito, inclusive Ricardo Teixeira numa entrevista a uma revista de esportes no ano de 2005. Estou com ela guardada.

Recursos
De onde virão recursos para melhorar segurança, saúde, transportes, hotéis e até a imprensa?

Policiamento
É preciso que policiais falem mais de um idioma. Os daqui mal falam o Português.

Aeroporto
O Augusto Severo precisa ser ampliado, pois é muito pequeno.

Sede pode ser substituída
As cidades escolhidas vão ficar sendo fiscalizadas constantemente. Se não estiverem de acordo com as normas da FIFA, podem ser substituídas por outras.

Imagine, o Machadão destruído, isso já em 2011, vem a notícia que Natal não está sendo adequada de acordo com as exigências da FIFA. E aí como é que fica?

Um comentário:

  1. Trindade, não adiantou você falar nada e a patota politiqueira do RN já está brigando pela paternidade da Copa.

    Cada um querendo aparecer mais que o outro.

    E o pior que tem jornalista afamado (que inclusive é o principal diretor de uma TV Pública do RN) que fica babando o ovo e rasgando seda para esses políticos como se sem eles Natal teria sido vetada.

    Como você disse a imprensa daqui é fraca e acima de tudo venal.

    ResponderExcluir