sábado, 20 de junho de 2009

A VERDADE DO CHOQUE-REI POTIGUAR

Hoje acontece o último ABC x América neste Estádio

Gente, agora posto a resposta da pergunta do post anterior. Quem venceu mais jogando no Estádio Castelão/Machadão? ABC ou América? Desde que acompanho o Futebol Potiguar leio as mesmas histórias sobre o sexto maior clássico do Nordeste.

Mas esses “jornalistas” agora todos são assim, não precisa mais de diploma para ser tal. Esses “repórteres-pesquisadores” nunca escreveram com precisão dados de todos os ABC x América no Castelão/Machadão.

Ter diploma de jornalista é sinônimo de saber perguntar, reportar e pesquisar como falou o ministro Marco Aurélio, o voto a favor do diploma. Agora, eu pergunto, porque os jornalistas daqui não pesquisam? E se pesquisam porque se enrolam na hora de divulgar os números?

O AMÉRICA VENCEU MAIS

Como o jogo de hoje é no Machadão comento sobre os dados do clássico neste estádio, como já coloquei os números no Post anterior. Durante a semana ouvi e li que o clássico de hoje é o de números 463 desde 1915. Não é. Só no Castelão/Machadão de 1972 até 2009 foram disputados 301 jogos como você viu no Post anterior.

Mais uns 15 no JL entre 1972 e 1997. Seis no Frasqueirão entre 2006 e 2009. E um em Mossoró em 2007. Somam-se 323 jogos.

Aí cabe uma pergunta de 1915 até 1972 foram disputadas apenas 139 partidas entre eles? Pouco né? Ou não? Se os “jornalistas” escrevem assim (sem responsabilidade) não precisam mesmo de diploma!

CLÁSSICO DE HOJE SERÁ O ÚLTIMO

O estádio Machadão foi inaugurado no dia 04 de junho de 1972 com o clássico ABC x América. O ABC venceu por 1 a 0, gol marcado aos 20 minutos do primeiro tempo por intermédio de William. Durante esses 37 anos de existência, o estádio foi palco de muitos jogos, inclusive da Seleção Brasileira, quando em janeiro de 1982 derrotou a Alemanha Oriental por 3 a 1.

Como Natal foi escolhida sede da Copa do Mundo de 2014, o estádio de Lagoa Nova vai ser demolido, assim como o de Wembley na Inglaterra e o Sarriá na Espanha, onde o Brasil foi eliminado pela Itália em 1982. No espaço onde está o Machadão será construída a Arena das Dunas que irá receber jogos da Copa do Mundo do já citado ano.

Com a demolição do referido estádio, o clássico deste sábado será o último da história entre os dois clubes neste palco. O maior clássico do Futebol Potiguar e o sexto do Nordeste foi disputado no Castelão/Machadão 301 vezes. O América venceu 102 partidas e o ABC 88. Foram 111 empates. O América marcou 342 gols e o ABC 329 tentos.

2 comentários:

  1. Caro Marcos,
    Qual seria então o dado mais preciso com relação ao total de confrontos em toda históriaentre ABC e América?
    Você tem esses dados?
    Gostaria de vê-los publicados.
    Abraço,
    Rodrigo Freire.

    ResponderExcluir
  2. E se pesquisam porque se enrolam na hora de divulgar os números?

    O AMÉRICA VENCEU MAIS!

    Parabéns pela imparcialidade e transparência, Marcos. Aqui no estado alguns rábulas dos jornalismo omitem informações como essa por puro amor não-declarado.
    Há algum tempo fiz um levantamento no site RSSSF Brasil do confronto, e deu América também.

    Até mais,
    Mozart.

    ResponderExcluir