domingo, 29 de novembro de 2009

OS GRUPOS DO BRASILEIRO SÉRIE C DE 2010


Depois do rebaixamento do Juventude, ficaram definidos os 20 clubes que vão participar da Série C de 2010.

São seis clubes do Nordeste, cinco do Sul, quatro do Norte, três do Sudeste e dois do Centro-Oeste. As cinco regiões terão representantes.

Os Grupos, Tabela e Regulamento serão divulgados no início de maio do próximo ano.

Mi valendo da experiência que adquiri durante 12 anos trabalhando nos meios de comunicação do Rio Grande do Norte deixo um palpite de como serão os grupos da competição que terá ABC e Alecrim representando o Rio Grande do Norte. Veja:

Grupo A

Rio Branco (AC)
Paysandu (PA)
São Raimundo (PA)
Águia Marabá (PA)
Fortaleza (CE)

Grupo B

ABC (RN)
Alecrim (RN)
Salgueiro (PE)
CRB (AL)
Campinense (PB)

Grupo C

Ituiutaba (MG)
Marília (SP)
Macaé (RJ)
Luverdense (MT)
Gama (DF)

Grupo D

Caxias (RS)
Brasil de Pelotas (RS)
Juventude (RS)
Criciúma (SC)
Chapecoense (SC)

Nota: De uma coisa eu não tenho medo. Arriscar. Essa é a minha opinião, vamos viver para ver.

14 comentários:

  1. Trindade

    Eu também achava até ontem que o Fortaleza que ia para o Grupo A.

    Porém apenas hoje dei uma olhada no mapa do Brasil, mostrando as capitais, interior, etc..., e vi que quem vai é o Luverdense! E também olhei o Google Earth, e vi que Lucas do Rio Verde é mais perto das três cidades paraenses do que Fortaleza.

    Dá uma olhada no mapa e no Google Earth:

    http://www.joaoleitao.com/viagens/2008/05/06/mapa-do-brasil-brasil-mapas-mapa-grande-do-brasil/

    ResponderExcluir
  2. Não se pode descartar também a hipótese de mudar a forma de disputa da Série C.

    Ela foi bastante criticada em inúmeros pontos:

    O torneio foi de um tiro curto demais (os clubes finalistas da Série C jogaram menos vezes que os finalistas da Série D)

    Distribuição de grupos anacrônica (4 grupos com 5 clubes), que permitia que 1 clube ficasse sem jogar a cada rodada.

    Deficitária, pois os clubes só tiveram no máximo 7 jogos como mandantes e como consequência só tiveram 7 arrecadações. A maioria dos clubes só tiveram 4 arrecadações. Isso sem falar que a Série C não teve qualquer apoio financeiro da CBF.

    Não sei se o Fortaleza, ABC, CRB, Campinense, Salgueiro e Alecrim estarão dispostos a jogarem em grupos de regiões diferentes, principalmente se forem deslocados para o Centro-Sul.

    O Criciúma já declarou que ficou insatisfeito com o atual formato da Série C. O Juventude também não deverá aceitar.

    A própria CBF certa vez disse que é preciso manter os clubes da Série C em atividade até o fim do ano, coisa que não acontece na atual fórmula de disputa.

    E a FBA parece propensa a assumir comercialmente a Série C, mas também não concorda com a atual fórmula de disputa.

    Acho que diante de tantos pontos negativos, não me surpreenderia se a Série C adotasse o sistema que fora originalmente proposto, ou seja, 2 grupos com 10 clubes, onde todos os participantes jogariam 18 vezes, teriam 9 arrecadações com os jogos em casa e com isso a disputa poderia ir até o final de novembro para todos.

    Falam que o Estatuto do Torcedor seria um empecilho, pois só permite modificação no regulamento a cada 2 anos. Porém, existe outro dispositivo nesta mesma lei que obriga a CBF/Federações a proporcionar para seus filiados um calendário de competições com duração mínima de 10 meses. Entendo eu que no conflito de 2 dispositivos desta mesma lei, deve prevalecer os interesses do torcedor que quer ver seu clube jogando o ano inteiro e do próprio clube, que fica livre de sofrer com as rescisões forçadas numa eliminação precoce.

    ResponderExcluir
  3. voceis sao doidos o fortaleza vai ser campeao

    ResponderExcluir
  4. o certo seria uma série C no mesmo formato das séries A e B

    quanto ao amigo aqui de cima, não está meio cedo para apontar um favorito?

    ResponderExcluir
  5. Luiz Fernando Alves Campos14 de fevereiro de 2010 às 10:31

    Marcos Trindade,

    Sou torcedor do Atlético/MG, mas sempre gostei de acompanhar estatísticas e especulações do futebol brasileiro, em especial, das competições que equipes mineiras disputam.

    Em 2009 acompanhei as quatros séries do campeonato brasileiro, dentre outras competições nacionais, confessando que fiquei muito contente com o resultado obtido pelo América/MG, que sagrou-se campeão da série C.

    Falando agora do assunto proposto - "formação dos grupos que estarão disputando a série C em 2010" partilho do mesmo palpite apresentado por você! Considerando inclusive que das equipes da região nordeste que estarão na disputa, o Fortaleza/CE é a equipe com maior estrutura para realização de viagens a região norte do país. Acreditando inclusive que a diretoria do clube não seria contra, pois teoricamente os grupos a "A" e "B" são mais fracos, e assim o acesso a série B tornaria-se menos fadigante.

    Não descarto também a possibilidade do Juventude/RS participar do grupo A,já que o estado terá 3 representantes nessa edição. Nesse caso o Fortaleza/CE entraria no grupo D.

    Quanto a forma de disputa da série C em 2010, achei bastante objetiva e econômica para os clubes; "na minha opinião não deve ser modificada", uma vez que os próprios organizadores haviam declarado em 2009 a importância de redução de custos para os clubes que disputam as series C e D. Na verdade sou a favor de mudança na forma de disputa da série D. Porque não fazer 8 grupos em vez de 10? Haveria menos jogos! Duas equipes classificariam de cada grupo e na segunda fase teriamos 16 equipes e não 20 como no ano passado; consequentemente uma fase a menos.


    Contatos
    Fone: (31)9679-2606
    E-mail: lfac041284@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. São raimundo essa ñ tem para ninguen são raimundo campeão

    ResponderExcluir
  7. Sou torcedor do Fortaleza, e acho que vai ficar assim mesmo...
    O Fortaleza vai pru grupo do norte e o pessoal do sudeste vai ficar junto do centro-oeste.
    Ai é so torcer pru leão voltar como campeão!

    ResponderExcluir
  8. o Fortaleza vai ser campeão invicto eese ano,pra cima deles leão não importa o adversário,seja Flamengo ou Ibis

    ResponderExcluir
  9. Rio Branco Football Club, este ano vai conseguir o acesso à série B.

    ResponderExcluir
  10. o ABC FC 51,vai subir porque a diretoria está investindo em jogadores de nível de série b,o abc tem um trabalho na base muito fote,tem estrutura,e tem uma torcida apaixonada e fiel!

    ResponderExcluir
  11. DENNYS TUF ESSE ANO NÃO VAI TER PRA NINGUÉM É NOIS TETRA CEARENCE CAMPEÃO DO NORDESTÃO E CAMPEÃO DA SERIÉ C E A CEARÁGAY SÓ PEIA NA PRIMEIRA FLAMENGO 4 X 0 KANAL

    ResponderExcluir
  12. Na verdade é o luverdense que sob entre os 4 primeiros para a serie B!!!!!!!É do alviverde

    ResponderExcluir