quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

A RETROSPECTIVA DO FUTEBOL POTIGUAR


De forma exclusiva apresento a Retrospectiva do Futebol Potiguar. Os principais dados dos clubes, jogadores, treinadores, entre outros ao longo desses 365 dias estão neste espaço que reservei para quem gosta de relembrar os bons momentos. Confira:

Janeiro

Dia 02: elenco do ABC se apresenta para a temporada 2009.

Dia 03: o ABC estreia na Copa São Paulo de Juniores vencendo ao SEV-Hortolândia por 2 a 1 em Hortolândia.

Dia 05: o América anuncia Cleisson ex-jogador do Flamengo do Rio de Janeiro.

Dia 09: o São Gonçalo Futebol Clube oficializa desistência do Estadual. O campeonato fica reduzido a 11 clubes. Na Avenida Sete, Bairro Alecrim, o Alecrim Futebol Clube inaugura a sua nova sede.

Dia 10: pela Copa São Paulo de Juniores, o ABC vence o União Barbarense por 3 a 2, mas é eliminado da competição.

Dia 11: América vence o Santa Cruz potiguar por 1 a 0 em amistoso disputado na cidade de Santa Cruz do Inharé.

Dia 17: América só empata com o Palmeiras de Una em amistoso disputado em Goianinha. 0 a 0 foi o escore. Também em amistoso, o ABC derrota o Alecrim por 2 a 1 no Frasqueirão.

Dia 22: começa o Campeonato Estadual com 11 times. Na primeira rodada, destaque para a vitória do Santa Cruz por 1 a 0 diante do ABC. Jandir marcou o gol.

Dia 25: pela segunda rodada do Estadual, o América perdeu em Mossoró para o Potiguar por 3 a 2 e o ABC venceu ao Coríntians por 4 a 0 no Frasqueirão.

Dia 27: o América contrata o atacante Lúcio Curió. Ele vem do Sport Recife.

Dia 28: Pela terceira rodada do Estadual, o Santa Cruz vence o Macau fora de casa de 1 a 0 e assume de forma isolada o Primeiro Turno do Estadual com nove pontos. O Estádio Frasqueirão chega aos 100 jogos. Na partida histórica, o ABC vence ao ASSU por 2 a 1.

Fevereiro

Dia 01: na estreia de Lúcio Curió no América, o Alvirrubro derrota o Alecrim por 5 a 0 e Lúcio marca dois gols. O Santa Cruz vence o Potiguar de Mossoró em casa por 1 a 0 e continua a liderar, agora, com 12 pontos ganhos. Os jogos são válidos pela quarta rodada do Estadual.

Dia 04: na quinta rodada do Estadual, o ABC vence o Potiguar de Mossoró por 3 a 1 e assume a terceira posição na classificação com nove pontos. Santa Cruz vence o Alecrim em Natal por 1 a 0 e lidera com 15 pontos ganhos.

Dia 07: na abertura da sexta rodada do Estadual, o líder Santa Cruz empata de 1 a 1 com o América no Estádio Machadão. O técnico do América Marcelo Vilar é demitido.

Dia 08: ABC vence o clássico diante do Alecrim por 3 a 1 e assume a vice-liderança com 12 pontos. Em Mossoró é disputado o primeiro Potiba do ano. Termina empatado de 1 a 1. 7.954 torcedores pagaram ingresso para ver o jogo. ABC anuncia volta do meia Sandro, revelado pelo clube no início da década.

Dia 10: o árbitro potiguar que atuava pela Comissão de Arbitragem de Roraima, Françuar Fernandes da Silva foi banido do futebol por tentativa de suborno na Série B de 2008.

Dia 11: jogando em casa pela sétima rodada do Estadual, o Santa Cruz perde para o Potyguar por 2 a 1. Com o resultado o clube de Tomba perde também a invencibilidade de sete jogos. No Machadão, o Baraúnas derrota o América por 2 a 1 na estreia do técnico Tita no América.

Dia 13: a CBF divulga a Tabela e o Regulamento da Série B. O América estreia em casa contra o Atlético de Goiás e o ABC fora diante da Ponte Preta.

Dia 15: No primeiro clássico-rei, válido pela oitava rodada do certame estadual, o América vence de 2 a 1 ao ABC. Paulo Jorge Rodrigues Brandão Figueira foi o árbitro da partida. O público foi de 12.507 pagantes.

Dia 19: pela nona rodada do Estadual, o ASSU vence o Potiguar de Mossoró fora de casa por 3 a 1 e assume a liderança com 17 pontos ganhos.

Dia 21: ABC vence a duras penas o Independente por 1 a 0 pela 10ª rodada, no Estádio Frasqueirão. Com a vitória o time ainda alimenta esperanças de decidir o turno. Hugo Sales deixa o ASSU e vai para o CSA.

Dia 26: pela 11ª rodada do Estadual, o América vence o Independente por 2 a 0 e se classifica para disputar o Segundo Turno. ASSU e Santa Cruz decidem o Primeiro Turno em um jogo a ser disputado em Açu.

Março

Dia 01: ASSU e Santa Cruz empatam de 2 a 2, jogo válido pela Final do Primeiro Turno. Com o resultado, o ASSU é campeão do referido turno.

Dia 04: começa a Copa do Brasil para o Rio Grande do Norte. O Potiguar de Mossoró empata em casa com o Bahia por 2 a 2. Em Aracaju, o América perde para o Confiança por 2 a 3. Em Manaus, o ABC empata de 1 a 1 com o Fast Club.

Dia 06: o Campinense contrata o técnico Ferdinando Teixeira para o restante do Campeonato Paraibano e Série B.

Dia 08: começa o Segundo Turno do Estadual. Destaque para o clássico-rei que termina empatado de 0 a 0 no Estádio Frasqueirão.

Dia 11: pela segunda rodada do Segundo Turno do Estadual, o América perde de 1 a 4 para o Potyguar em pleno Estádio Machadão.

Dia 15: valendo a terceira rodada do Segundo Turno do Estadual, o Potyguar vence ao ASSU por 3 a 2 em casa e se isola na liderança com sete pontos ganhos.

Dia 18: O América só empata com o Confiança de Sergipe por 0 a 0 e dá adeus a Copa do Brasil. Jogo disputado no Estádio Machadão, em Natal.

Dia 19: Pela Copa do Brasil, o ABC vence o Fast Club por 4 a 0 no Frasqueirão e se classifica para a Segunda Fase da competição. Em Salvador, o Bahia faz 6 a 1 no Potiguar de Mossoró eliminando os mossoroenses.

Dia 22: no principal jogo da quarta rodada, o ABC vence o Potyguar por 2 a 1 no Estádio Frasqueirão e assume a liderança do Segundo Turno com oito pontos ganhos.

Dia 25: o América perde em casa para o ASSU por 2 a 1. Com o resultado, o Alvirrubro fica a seis pontos do líder, ABC que tem 11 pontos. Em Mossoró, o ABC fechou a quinta rodada com uma vitória sobre o Baraúnas por 1 a 0.

Dia 28: pela sexta rodada, ABC vence em casa o ASSU por 3 a 1 e torna-se favorito à conquista do Segundo Turno do Estadual.

Abril

Dia 02: no Estádio Machadão, América e ABC empatam de 2 a 2 pela sétima rodada. Com o resultado, o América está praticamente eliminado da decisão do Segundo Turno.

Dia 04: na oitava rodada, o Potyguar derrota o ABC por 3 a 1 em Currais Novos e volta a liderar o Segundo Turno com 15 pontos. América perde mais uma em casa, agora, para o Santa Cruz por 3 a 1 e dá adeus à conquista do Estadual.

Dia 08: pela Copa do Brasil, o ABC empata de 2 a 2 com o Atlético do Paraná no Estádio Frasqueirão. O atacante Wallyson ex-ABC marcou o gol de empate aos 39 minutos do segundo tempo quando o Alvinegro vencia por 2 a 1.

Dia 12: com uma rodada de antecedência, ABC e Potyguar se classificam para a Final do Segundo Turno do Estadual. Em Natal, o ABC vence o Baraúnas por 4 a 1 e em Santa Cruz do Inharé, o Potyguar derrota o Santa Cruz por 1 a 0.

Dia 16: na despedida do América do Estadual, o Alvirrubro derrota o Baraúnas por 3 a 0. Destaque negativo da partida é o público pagante de apenas 51 torcedores. O destaque positivo é a não punição de nenhum jogador. Zero cartão. Nem amarelo, nem vermelho.

Dia 19: o Potyguar conquista o Segundo Turno do Estadual. Derrota no Frasqueirão o ABC por 1 a 0. Gol de Thiago aos 23 minutos do segundo tempo. Aos 10 minutos do segundo tempo, o goleiro Nilson do Potyguar defende pênalti cobrado por Gabriel.

Dia 22: Pela Copa do Brasil, o ABC perde em Curitiba para o Atlético Paranaense por 3 a 1 e se despede da competição.

Dia 25: no primeiro jogo da Final do Estadual, o ASSU goleia o Potyguar por 4 a 1 e fica perto da conquista inédita.

Dia 29: o Atlético Paranaense bate o Corinthians Paulista por 3 a 2 pela Copa do Brasil. O norte-rio-grandense Wallyson marcou um gol, o primeiro do jogo aos 15 minutos do primeiro tempo.

Maio

Dia 01: ASSU é campeão estadual. No jogo de vota da Final, disputado em Caicó, o Camaleão do Vale perde de 2 a 1, mas levanta a Taça de campeão. No Machadão, o ABC vence ao América em jogo amistoso por 1 a 0. Ricardinho fez o gol aos 32 minutos do segundo tempo.

Dia 03: o Atlético Paranaense é campeão estadual pela 22ª vez ao vencer o Cianorte por 2 a 0 na Arena da Baixada. O atacante potiguar Wallyson foi peça fundamental na conquista. Outros potiguares também são campeões estaduais. Bambam e Bismarck, cearense pelo Fortaleza. Apodi, baiano pelo Vitória. Ramalho, goiano pelo Goiás e Camilo, paraibano pelo Sousa.

Dia 04: Wallyson é eleito jogador revelação do Campeonato Paranaense. A eleição é uma promoção do jornal Diário de Curitiba.

Dia 08: começa a Série B do Campeonato Brasileiro. Em Campinas, o ABC perde para a Ponte Preta por 2 a 0.

Dia 09: pela Série B, o América estreia em casa e perde de 2 a 1 para o Atlético de Goiás.

Dia 22: em jogo da terceira rodada da Série B, o América vence em casa o Paraná por 3 a 1.

Dia 26: pela quarta rodada da Série B, o ABC derrota em casa o Fortaleza por 2 a 1.

Dia 30: em São Caetano do Sul, o América derrota o São Caetano por 1 a 0 com um golaço do atacante Helinho aos 46 minutos do segundo tempo. Jogo da quarta rodada.

Dia 31: Natal é escolhida como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.

Junho

Dia 01: a diretoria do ASSU oficializa junto a FNF a desistência do Camaleão do Vale da Série D.

Dia 05: a FNF confirma o Alecrim como representante do Rio Grande do Norte na Série D do Campeonato Brasileiro.

Dia 06: pela Série B, o América vence o Brasiliense por 2 a 1. Partida da quinta rodada.

Dia 09: Alecrim apresenta elenco para a Série D.

Dia 11: o Alecrim acerta com o atacante Maurício Pantera para a Série D.

Dia 13: no Estádio Frasqueirão, o ABC derrota o Vila Nova por 1 a 0. Jogo da sexta rodada.

Dia 20: em mais um clássico-rei, o América vence ao ABC por 1 a 0, gol de Sandro Hiroshi no segundo tempo.

Dia 26: em amistoso preparativo para a Série D, o Alecrim vence o América no CT em Parnamirim por 2 a 1.

Julho

Dia 04: jogando em Campina Grande pela nona rodada da Série B, o América derrota o Campinense por 1 a 0 com um belo gol do lateral Thôni aos 40 minutos do segundo tempo.

Dia 05: o Alecrim estreia na Série D vencendo o Ferroviário em Fortaleza por 1 a 0. Wescley marcou o gol aos 48 minutos do segundo tempo.

Dia 11: pela 10ª rodada da Série B, o América vence o Bahia por 4 a 1 e alcança a sexta posição na classificação com 15 pontos ganhos.

Dia 17: Vasco vence o ABC por 3 a 0 em São Januário, jogo da 12ª rodada.

Dia 23: o meia Souza do América de Natal anuncia aposentadoria como jogador de futebol. José Ivanildo de Souza nasceu em Açu (RN) e atuou em grandes clubes do Futebol Brasileiro, com Corinthiasns, São Paulo, Atlético Mineiro e Flamengo do Rio. Também atuou no Futebol Russo.

Dia 26: Pela quarta rodada da Primeira Fase da Série D, o Alecrim vence o Treze no Machadão por 2 a 0 e se classifica para a Segunda Fase.

Dia 28: o ABC vence a primeira partida fora de casa na Série B deste ano. Em Curitiba, o Alvinegro meteu 3 a 1 no Paraná Clube. Jogo da 14ª rodada.

Dia 31: o América perde a quinta partida seguida na Série B deste ano. Vila Nova de Goiás 2x1 América. Em Natal, o ABC vence a Lusa por 1 a 0, gol de Bruno Barros. Partidas da 15ª rodada.

Agosto

Dia 02: pela quinta rodada da Primeira Fase da Série D, o Alecrim perde a invencibilidade na competição. Em Teresina, Flamengo 2x1 Alecrim.

Dia 08: Pela 16ª rodada da Série B, o América vence mais uma vez fora de casa, desta vez ao Figueirense por 1 a 0, gol de Fábio Neves.

Dia 08: o natalense Matuzalém marca e Lazio é campeã da Supercopa da Itália. A Lazio vence de 2 a 1 em jogo disputado em Pequim, China. O atacante norte-rio-grandense faz o primeiro gol da partida.

Dia 11: em grande jogo, o América empata de 2 a 2 com o Vasco pela 17ª rodada da Série B. O Machadão recebeu um público de 22.191 pagantes.

Dia 12: ABC é campeão Sub 15. O Alvinegro vence na Final o América por 2 a 1. Partida disputada no Estádio Juvenal Lamartine.

Dia 16: pela Segunda Fase da Série D, o Alecrim derrota o Central de Caruaru por 2 a 0. Jogo no Machadão.

Dia 22: fechando os jogos de ida da Série B, ABC e América são goleados. Em Natal, América 1x5 Ceará e em Bragança Paulista, Bragantino 3x0 ABC.

Dia 23: mesmo perdendo para o Central por 1 a 0, o Alecrim se classifica para a Terceira Fase da Série D. o Sergipe será o adversário.

Dia 29: no Machadão, o América a vencer, derrota o Guarani por 3 a 1. Jogo da 21ª rodada.

Setembro

Dia 05: pela 22ª rodada da Série B, o ABC derrota o Juventude por 2 a 1 no Frasqueirão.

Dia 13: o Alecrim vence o Sergipe por 3 a 0 e se classifica para a Quarta Fase da Série D. O lateral Eduardo Igor marca dois gols e se torna o herói da classificação de fase.

Dia 15: pela 24ª rodada, o ABC massacra o Bahia e fica mais próximo de deixar a zona de rebaixamento. ABC 3x0 Bahia.

Dia 20: pela Quarta Fase da Série D, o Alecrim vence o Uberaba por 1 a 0 no interior de Minas Gerais. Chapinha fez o gol. O acesso fica mais perto.

Dia 26: em mais um clássico-rei, o ABC jogando em casa derrota o América por 1 a 0. O craque Sandro marca o gol aos 22 minutos do segundo tempo. Partida da 26ª rodada.

Dia 27: Alecrim sobe para a Série C. O Verdão Potiguar empata de 1 a 1 com o Uberaba no Estádio Machadão e garante acesso à Série C de 2010. ABC é tricampeão de juniores. Na preliminar de Alecrim x Uberaba, o ABC vence ao América por 1 a 0 e conquista o Estadual da categoria. Sorato marca o tento.

Dia 29: o ABC vence o Atlético de Goiás por 2 a 1 pela 27ª rodada e deixa a zona de rebaixamento. Salta da 18ª posição para a 15ª colocação. Jogo disputado no Frasqueirão. Em Campinas, o América perde de 4 a 0 para a Ponte Preta e assume a vice-lanterna.

Outubro

Dia 02: Diá estreia no América em jogo da 28ª rodada disputado no Machadão. América 4x4 Campinense.

Dia 03: o Atlético Paranaense volta a vencer fora depois de três meses. Bate o Corinthians em São Paulo por 3 a 1. Wallyson marca um dos gols.

Dia 11: o Potengi vence o Parnamirim por 2 a 1 pela Segunda Divisão Potiguar e se garante na Final contra o Centenário de Pau dos Ferros.

Dia 17: pela 30ª rodada da Série B, o América vence o Fortaleza no Machadão por 2 a 1 e deixa a zona do rebaixamento. Torcida compareceu em grande número. 9.162 pagantes, foi o público.

Dia 18: pela Série D, o Alecrim só empata com o São Raimundo do Pará e dá adeus o sonho de chegar a Final da competição.

Dia 20: numa grande partida de futebol, o Vasco vence o ABC no Frasqueirão por 3 a 2. Destaque negativo foi a presença do público. Apenas 8.197 torcedores pagaram ingresso para ver o jogo. A partida foi válida pela 31ª rodada.

Dia 23: em uma grande apresentação, o América massacra a Portuguesa de São Paulo pela 32ª rodada da Série B. 4 a 0 foi o escore. O resultado tira o Alvirrubro da zona do rebaixamento.

Dia 25: o Centenário de Pau dos Ferros é campeão da Segunda Divisão Potiguar. O time do Oeste Potiguar vence o Potengi por 4 a 1 e garante participação no Estadual da Primeira Divisão em 2010.

Novembro

Dia 07: o América vence o Vila Nova por 2 a 0 no Machadão e deixa novamente a zona do rebaixamento.

Dia 08: Wallyson volta a marcar. O atacante Wallyson marc o segundo gol do Atlético Paranaense na vitória do Rubro sobre o Goiás por 2 a 0, em Curitiba. Esse resultado deixa o clube paranaense praticamente livre do rebaixamento.

Dia 10: o ABC é rebaixado para a Série C. Alvinegro Potiguar perde de 2 a 1 para o Duque de Caxias no interior do Rio de Janeiro e tem rebaixamento decretado. Em Natal, num jogo emocionante, o América derrota o Figueirense por 1 a 0, gol de Geovane aos 43 minutos do segundo tempo e vai escapando do rebaixamento. Agora, ocupa a 14ª posição com 42 pontos ganhos. Faltam três rodadas.

Dia 13: jogando no Maracanã lotado, o América se apresenta bem, mas perde para o Vasco por 2 a 1 de virada. Partida da 36ª rodada.

Dia 14: no Frasqueirão, o ABC goleia o Brasiliense por 6 a 2 e beneficia o América. Apenas 272 torcedores pagaram ingresso para ver esse jogo.

Dia 21: em jogo decisivo para a permanência do América, o Alvirrubro Potiguar derrota o Ipatinga por 1 a 0, gol do guerreiro Júlio Terceiro.

Dia 27: o América conquista a I Copa Natal de Futebol Sub 16. No estádio JL, o Alvirrubro Potiguar bate o ABC por 2 a 1 e levanta a taça. Kiko e Rivaldo marcam para o América. Joan, filho de Barata, faz o gol do Alvinegro.

Dia 28: América empata de 0 a 0 com o Ceará em Fortaleza e permanece na Série B do Campeonato Brasileiro. O resultado de Gaurani 2x1 Juventude beneficiou ao clube potiguar.

Dia 29: Wallyson marca e Atlético Paranaense se mantém na Série A. O Clube Atlético Paranense vence o Botafogo por 2 a 0 e se livra do rebaixamento. Wallyson faz o segundo gol.

Dia 29: o técnico Diá é anunciado como novo técnico do Mogi-Mirim. Francisco Diassis vai comandar o Sapão no Campeonato Paulista de 2010.

Dezembro

Dia 05: a equipe Sub 18 do ABC inicia preparação para a disputa da Copa São Paulo da categoria. No CT Alberi Ferreira vence amistoso contra a seleção de Eloy de Souza por 3 a 1.

Dia 12: o Baraúnas perde amistoso em Juazeiro do Norte-CE. O Guarani vence de 2 a 0. O norte-rio-grandense de Touros Roberto Jacaré ex-Alecrim marca os dois gols.

Dia 20: no jogo amistoso de volta, o Baraúnas perde em Mossoró novamente de 2 a 0. Henrique e Roberto Jacaré marcam os gols da vitória do Guarani de Juazeiro do Norte.

Dia 23: ABC Sub 18 encerra preparativos para a Copa São Paulo de Juniores empatando de 2 a 2 com um selecionado de São José de Mipibu. Jogo disputado em São José de Mipibu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário