quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

REGULAMENTO DO ESTADUAL COM FALHAS


Todo ano, o Campeonato Estadual apresenta uma novidade no Regulamento. E por incrível que pareça, sempre nos critérios de desempate. Nos últimos três dias li o Regulamento e me deparei com a novidade. Confira:

Capítulo V

Artigo 6º - dos critérios de desempate.

I – Maior números de vitórias (correto)
II – Maior saldo gols obtido nos jogos realizados entre as agremiações empatadas em número de pontos ganhos (mais ou menos)
III – Maior saldo de gols obtido em todos os jogos realizados nos respectivos turno (confuso)
IV – Maior número de gols marcados (correto)
V – Sorteio (correto)

Minha avaliação

Primeiro – eu mantive a redação original que consta no Regulamento disponível no Site da FNF.

Segundo – No critério II, não seria Maior saldo de gols? Faltou o de? Também nesse critério deixa entender que o primeiro critério de desempate é esse e não o Maior número de vitórias. Por que diz o Maior saldo de gols obtido nos jogos realizados entre as agremiações empatadas em número de pontos ganhos. O certo seria, equipes empatadas em número de pontos ganhos e de vitórias. Ou não?

Terceiro – Os critérios II e III parecem que tem o mesmo sentido. Ou não? O que significa respectivos turno? Não seriam respectivos turnos? Eu acho que turno deveria ir para o plural nesse caso.

Esses mesmos critérios são válidos para a Final do campeonato se o mesmo tiver campeões diferentes dos turnos. E aí, o que vale primeiro? O Maior saldo de gols entre as duas equipes empatadas em pontos ganhos? Ou o maior número de vitórias?

Pode acontecer de uma equipe ter menos vitórias, mas ter um melhor saldo de gols. Ou não? Claro que sim!

Outra coisa, eu acho que, os critérios de desempates são importantíssimos num Regulamento e deveriam ser melhor cuidados. Apenas cinco é pouco. O certo seria assim, na minha opinião.

Primeiro

Maior número de vitórias

Segundo

Maior saldo de gols entre as equipes empatadas, respeitando o critério anterior.

Terceiro

Maior número de gols marcados entre as equipes empatadas, respeitando os critérios anteriores.

Quarto

Menor número de cartões vermelhos entre as equipes empatadas, respeitando os critérios anteriores.

Quinto

Menor número de cartões amarelos entre as equipes empatadas, respeitando os critérios anteriores.

Sexto

Confronto direto, respeitando os critérios anteriores.

Sétimo

Sorteio

OBS: Esse critério da disciplina é importantíssimo no futebol de hoje. Gente, vamos fazer algo para acabar com a pancadaria dentro dos campos. O Estadual Potiguar, ultimamente está muito violente ou vocês não vem as estatísticas? Ah, mas, esse critério é complicado. Quem vai ficar responsável pela checagem desses dados?

Faltam atualizações

O Regulamento não cita o nome do campeão da Segunda Divisão, no caso, o Centenário. Não cita o nome da marca da bola.

Diz que caso o campeão de 2010 esteja inserido em alguma outra série do Campeonato Brasileiro 2010 (A, B ou C) a vaga da Série D será da equipe melhor classificada logo depois.

Desnecessário citar a Série A. Pois não temos clubes do RN nessa Série.

Gente, Regulamento de campeonato é tão importante quanto respeitar o Estatuto do Torcedor.

Um comentário:

  1. Entra ano e sai ano,e a precariedade continua.Quando se diz que o campeonato estadual já deveria ter sido extinto há muito tempo,é devido a esse tipo de postura.O regulamento mal redigido e de interpretação duvidosa,sempre serve como base pra motivar uma paralisação,ou um tapetão.Criaram até a "Copa RN" um ano desses aí,na ocasião pra que o abc FC não ficasse o segundo semestre do respectivo ano inativo,e depois para favorecer um dos grandes que não conseguisse ser campeão estadual.Enfim,o nosso campeonato não inspira qualquer confiança ao torcedor,independente do clube.Sem credibilidade,ele perde a empolgação e até a rivalidade fica sem sentido.Além do que é inviável financeiramente e isso nivela por baixo,o nível técnico.Tudo é direçionado para favorecer a dupla da capital,só não vê quem não quer...

    ResponderExcluir