quinta-feira, 17 de março de 2011

O técnico Leandro Campos não é retranqueiro

Leandro Campos, o melhor dos que vieram de fora

Essa conversa que alguns jornalistas e radialista põem no ouvido dos seus leitores e ouvintes é balela. Nos campeonatos que Leandro Campos disputou a frente do ABC terminou como o melhor ataque de cada uma dessas competições. Veja mais:

Estadual – 2010

Melhor ataque com 50 gols marcados.

OBS: No 2º Turno teve o melhor ataque com 27 gols.

Série C – 2010

Melhor ataque com 19 gols marcados.

Campeonato do Nordeste – 2010

Melhor ataque com 33 gols.

Estadual – 2011

Melhor ataque até aqui com 28 gols.

Nota: Eu gostaria de ver e ouvir profissionais preparados para informar ou comentar em cima de fatos verdadeiros.

3 comentários:

  1. Feitiçeiro falou, tá falado !

    Falou e disse.

    Até a próxima !

    José Leonardo

    ResponderExcluir
  2. Trindade,
    Apesar de normalmente a equipe que marca mais gols ser a que mais finaliza, você mostra os números de forma isolada e descontextualizada como se eles fossem absolutos. Futebol não é ciência exata e esses números podem ser relativos.
    Explico. Para uma análise mais precisa seria necessário reunir mais dados além dos apresentados no post. Isso sem falar nos demais aspectos de uma partida, como a formação tática, estratégia e por aí vai. Por exemplo, qual o número de finalizações da equipe do ABC nesses campeonatos? Comparado às demais equipes, o ABC finalizou mais ou menos? Se o número de finalizações não for significativamente superior ao dos demais times e for próximo do número de gols marcados a coisa muda de figura. Daí então o ABC não seria tão ofensivo, seria na verdade, eficiente.
    Alguma equipe por ter finalizado o triplo de vezes do ABC e não ter tido a mesma felicidade de marcar tantos gols, ela, neste caso, seria mais ofensiva, porém menos eficiente. Ofensiva é uma equipe que ataca mais do que defende, ou seja, o percentual de posse de bola também pode entrar na análise, lembrando que não de forma absoluta, pois até esse número pode ser mascarado se a equipe tiver a posse da pelota e não finalizar tanto. Ainda em relação à posse de bola é preciso saber em que área do campo de jogo ela permaneceu sob o controle das equipes. Ou seja, é necessária uma massa satisfatória de dados para que com base nele possamos afirmar isso ou aquilo. Além disso a postura da equipe em campo deve ser observada, falo de tática e estratégia de jogo...Uma equipe pode perfeitamente atuar defensivamente, utilizando como arma os contra-ataques, finalizando pouco mas sendo eficiente quando o faz, porém terá passado a maior parte do jogo defendendo do que atacando.
    Estatísticas são interessantes no futebol, mas não podem ser usadas como único elemento para leitura do jogo uma vez que uma partida de futebol é composta por vários e vários aspectos. Muitos vão além até do que eu expus aqui...
    Saudações.
    Rodrigo.

    ResponderExcluir
  3. Realmente...
    Copa do Ne 2010 melhor ataque 33 gols contra os reservas dos outros times e levou um NÓ do sub-20 do vitória em pleno lamão diante de treze mil iludidos na final.
    Eu nunca ví as circunstancias convergirem tanto para uma pessoa como no caso desse técnico.Tudo está dando certo desde o ano passado,pois ele é muito fraquinho sim!Pode ser planejamento,sorte,coincidencias mas nunca ví as coisas darem tão certo pra uma pessoa.Ex:Bastava o juiz não ter feito aquela lambança anulando um GOL LEGAL do América no último clássico, pro Leandro Campos ter pego o beco.
    Mas...

    ResponderExcluir