quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Na Copa 2014, a Imprensa de Natal fica esquecida


Pode ser mais um prejuízo para o Rio Grande do Norte. Não vejo os Jornalistas e Radialistas preparados para cobrir tal evento.  Para fazer a cobertura de uma Copa do Mundo precisa-se de preparo e criatividade. Algo que os profissionais, especialmente os de Natal, não tem.

Os veículos de comunicação também passarão por situação parecida. Será preferível comprar jornais de outras regiões aos daqui. Pois, quem deixará de ler jornais tradicionais do Rio de Janeiro e São Paulo para ler os de Natal? Os de lá vão trazer tudo sobre o evento. A esta cidade será enviado um Profissional de Verdade para fazer todo um trabalho especial. Certo que os daqui terão uma parcela de procura, mas muito pequena, imagino.

Quem deixará de ler Sites e Blogs tradicionais do Sudeste do País para ler sites comprometidos com política e blogueiros torcedores? Não acredito.

Outra, não haverá programação de televisão, até por que em Natal não existe televisão. Existe repetidora de televisão. Veja a diferença. Então, as verdadeiras emissoras de televisão farão esse trabalho para o povo daqui também, sem que os profissionais trabalhem.

Com o Rádio não será diferente. Aqui também não tem mais rádios. As rádios de Natal são retransmissoras de grandes rádios do Sudeste do Brasil. Não faz sentido, uma “rádio de Natal” montar uma equipe para transmitir “Venezuela x Montenegro” numa segunda-feira.

E tem mais, aqui não existe profissional capaz de conseguir credenciamento para evento da envergadura da Copa do Mundo. A FIFA deve fazer exigências no sentido CREDENCIAMENTO. Não será a ACERN (Associação dos Cronistas Esportivos do Rio Grande do Norte) que vai fazer, como acontece no Campeonato Estadual daqui.

Uma das exigências da FIFA para o credenciamento é a postura de cada profissional. A postura dos caras da Imprensa daqui é uma lindeza. Vamos esperar para arcar com mais essa discriminação de nossos Jornalistas e Radialistas.

Alguém precisa ir às ruas. Se não o evento acontece aqui e não será registrado por nós. Eu já botei o meu bloco na rua. Bote o seu também!

2 comentários:

  1. Respeito seu interessante trabalho de pesquisa, mas voce foi infeliz neste comentário sobre a mídia e os profissionais de imprensa, rádio e televisão do Rio Grande do Norte. Não tem qualquer base científica o referido comentário. Há bons e maus profissionais em qualquer lugar do mundo. Lembro a vc que a tv braileira foi uma das seis primeiras a ser implantada em todo o planeta.

    ResponderExcluir
  2. Senti uma ponta de rancor no seu comentário, Marcos Trindade. Sempre acompanho você aqui no blog, mas essa foi demais. E duas correções a fazer. Primeiro que Montenegro nem na Copa do Mundo está. Segundo que se eu não estou muito enganado um repórter (que agora não me lembro o nome) do Novo Jornal cobriu a Copa das Confederações no ano passado. Imagino que o sistema de credenciamento destes eventos sejam ao menos parecidos.

    ResponderExcluir