segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Decisão nos pênaltis não pode dá empate


Nas explicações dadas pela FNF ao filiado América Futebol Clube dá o entender que depois dos dois clássicos da Final do 1º Turno, se os resultados deixarem as duas equipes empatadas, o título será decido nos tiros livre diretos da marca do pênalti.

E nessas mesmas explicações, o Sorteio só campeia se der empate na disputa dos pênaltis. Clique aqui e veja as explicações da FNF.

O que não é cabível. Disputa de pênaltis não pode terminar com empate.

O que diz a International Board

De acordo com a International Football Association Board (IFAB), a disputa por pênaltis é uma das formas mais comuns de decidir o vencedor de uma partida em caso de empate no tempo normal, na prorrogação ou em outra situação.

Cada treinador entrega ao árbitro uma lista contendo cinco nomes do elenco do seu time, dentre os que terminaram em campo, pela ordem em que vão cobrar os pênaltis.

As cobranças são então realizadas de forma alternada e os pênaltis convertidos são contabilizados em um placar que nada tem a ver com o resultado do jogo até que uma das equipes tenha uma diferença que não pode ser tirada pela outra.

Ao final das cinco cobranças, caso a igualdade persista, é escolhido um jogador de cada equipe para bater de forma alternada. Essa situação persiste até que uma das equipes tenha vantagem sobre a outra e ambas já tenham batido o mesmo número de pênaltis. Se o elenco todo já tiver cobrado, os jogadores podem cobrar mais uma vez, não necessariamente na mesma ordem.

Os pênaltis convertidos não contam oficialmente como gols. Já o resultado da disputa de pênaltis serve apenas como critério de desempate para o campeonato ou copa, não alterando o resultado oficial do jogo no tempo normal/prorrogação, ou seja, um jogo que terminou empatado e foi decidido nos pênaltis oficialmente continua sendo um empate.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Trindade você sabe que tudo pode acontecer no futebol, até empate em pênaltis. Basta que para isso, os árbitros e até os mesários ou delegados percam as contas das cobranças. Isso já aconteceu no Paulista quando Santos e Portuguesa dividiram um titulo por um erro do jeitoso Armando Marques. A mesma Board regula em seu estatuto, que não se deve consultar a ninguém alheio ao campo de jogo. Se os devidamente habilitados erraram quem poderia corrigir o erro? Ninguém, principalmente o vídeo.

    Sendo assim, faz-se outro jogo ou tira na moedinha? E se por algum motivo não se poder realizar um novo jogo, ou novas cobranças de pênaltis?

    Taí a necessidade dos sorteios em regulamento. Não resta duvida num par ou impar.

    Alguns falam de critérios técnicos, como cartões, faltas e outros para o desempate. Só que aí, tira-se a responsabilidade da moeda e passa para a Arbitragem, que pode malandramente carregar um time de cartões. Isso já aconteceu...

    Gostaria de sua opinião a respeito.

    ResponderExcluir
  3. Caro Diego Ivan:

    Realmente existe esses fatos que você citou. Porém, a decisão por pênaltis ultimamente tem sido a mais usada. Eu ainda apostaria, depois de usar como critério de desempate a melhor campanha em todas as fases anteriores.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Em caso de persistir empate em todas cobranças de penalte nas 5 primeiras e nas próximas qual seria o critério de desempate

    ResponderExcluir
  5. Após as 5 permanecendo empatado, começa às alternadas, minha dúvida é se tenho um jogador machucado e ele não foi escolhido para bater o pênalti, nas alternadas ele é obrigado a cobrar a penalidade?

    ResponderExcluir