quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Estadual Potiguar de 2000; Resgate Histórico por Marcos Trindade

 
O melhor Estadual dos últimos 20 anos

Acompanho os campeonatos estaduais do Rio Grande do Norte desde 1991, sempre atento aos fatos, aos grandes jogos, as transmissões, as matérias, enfim a tudo que me vem ao alcance.

E como, estamos próximos de começar de mais edição, resolvi fazer uma retrospectiva desses 22 estaduais que acompanhei.

Constatei que o Estadual de 2000 foi o melhor.

Por vários motivos.

Primeiro: a dupla ABC e América, estava afinada. O Alvinegro venceu os dois turnos, mas no geral a diferença de pontos para o Alvirrubro foi de apenas 05 pontos.

Didi Duarte, técnico campeão. Foto: recorte de jornal

O ABC do técnico Didi Duarte conquistou 63 pontos e o América 58.

O São Gonçalo foi terceiro colocado com 53 pontos e o CAP o quarto com 35 pontos.

Segundo: surgiu uma grande força no futebol da grande Natal. O São Gonçalo.

O chamado “Touro” um sonho antigo de Poti Júnior, grande desportista de São Gonçalo do Amarante deu muito trabalho a dupla ABC e América.

Cartão amarelo de Everaldo Lopes e Edmar Viana

O CAP, clube de Jardim de Piranhas, foi outra surpresa. Participante pelo segundo ano, o CAP aprontou.

No Quadrangular do 2º Turno, tanto São Gonçalo como CAP lideraram a disputa nas primeiras rodadas, deixando ABC e América nas últimas posições.

Na reta final, o ABC tomou a frente e ficou tetracampeão.

ABC, enfim tetra no Castelão/Machadão

O São Gonçalo foi treinado por Paulo Moroni, Odisser e Baltazar Germano.

O CAP foi treinado por Reinaldo, Eloi Simplício e Zé do Carmo.

Depois, por outros motivos, o campeonato continuou empolgante.

O Estadual teve a participação de 10 times. Foram disputados 117 jogos, marcados 323 gols, média de 2,76 gols por jogo.

Leonardo, o artilheiro. Foto: recorte de jornal

Leonardo Carioca do ABC foi o goleador máximo com 26 gols. Até agora, o último grande goleador do Estadual Norte-rio-grandense.

A revelação de Paulo Moroni, um dos mais respeitados e estudiosos treinadores que o futebol potiguar viu surgir nos últimos tempos.

Moroni. Foto: recorte de jornal

Teve o famoso adendo no Regulamento, era para ser disputado um Triangular Final em cada turno, acabou sendo um Quadrangular depois de muita polêmica.

Deu mais emoção a disputa.

Pelos gramados potiguares desfilou um baixinho chamado Lino, atleta do São Gonçalo.

Moura e Helinho faziam diferença no América.

Cícero Ramalho do Baraúnas era o goleador de sempre.

Teci, lateral dos bons, “comia” a bola no ABC. O verdadeiro tetracampeão, pois participou das quatro conquistas. 

Teci, verdadeiro tetra. Foto: recorte de jornal
 
Surgia para o Futebol Potiguar o “endiabrado” Reinaldo Aleluia.

Didi Duarte, Soares e Marinho Chagas foram treinadores do Alecrim. O Verdão chegou a vencer a dupla ABC e América.

Marinho treinou o Verdão. Foto: recorte de jornal

E em meio ao Estadual, ABC e América faziam boas campanhas na Copa do Brasil, sendo eliminados apenas pelos gigantes Palmeiras e São Paulo respectivamente.

O Campeonato teve o patrocínio da Telemar lançando cartões telefones de “Orelhão” com os escudos dos clubes que disputavam o Estadual.

Pelos lados da Imprensa, Marcos Trindade, era o Plantão da Equipe de Esportes da antiga Rádio Poti. Foi meu primeiro ano nessa função.

MT era o Plantão.

As páginas esportivas do Diário de Natal, editadas pelo Jornalista Edmo Sinedino resumiu todos os acontecimentos do melhor campeonato estadual que tivemos nos últimos 20 anos. É dessa forma que vejo aquele nostálgico Estadual.

A Tribuna do Norte circulava também nas segundas-feiras e trazia um caderno especial de esportes com tudo que acontecia nos jogos do domingo.

3 comentários:

  1. Me lembro desse time era muito bom, nesse mesmo ano o ABC fez a segunda melhor campanha de um time do RN na Copa do Brasil, passou pelo Treze, Vitória e Goiás, sendo eliminado pelo o Palmeiras com dois empates, 3 a 3 no Machadão e 1 a 1 no Palestra Itália, o ABC foi eliminado invicto, naquele ano a Copa do Brasil era disputada em 7 fases por mata-mata, o ABC terminou em 9°.
    Em 2005 o Baraúnas passou por América-MG, Vitória e Vasco, sendo eliminado pelo o Cruzeiro, infelizmente com duas goleadas, porém, por naquele ano a Copa do Brasil só ser disputada em 6 fases por mata-mata, o Baraúnas terminou em 7°.

    Alan

    ResponderExcluir
  2. O América chegou na mesma fase do ABC, depois de passar pelo Sport, depois de perder em casa por 1 a 0, obter o mesmo resultado fora (gol de moura), eliminando o rubro-negro nos tiros livres direto da marca do penalty (2 x 4); Sampaio Correia (vitória em casa) e empate fora; o Remo, com derrota de 0 a 2, e vitória em casa de 6 a 2!; perdendo as duas seguintes para o São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Prá variar o regulamento do campeonato foi 'modificado' durante o decorrer da competição.Por essas e outras que nosso estadual foi perdendo credibilidade ao logo dos anos.
    Leonardo,que tinha sido campeão carioca pelo Flu no título do gol de 'barriga' de Renato gaúcho,havia sido Bi-campeão da Copa do nordeste pelo América-RN dois anos antes,em 1998.
    Depois de ser 'tetra' de fato pelo Abc,Tecí ainda foi campeão estadual pelo América-RN em temporada seguinte.
    Apesar da campanha do Abc nessa edição da Copa do Brasil ter sido memorável,acho que a campanha do Baraúnas foi mais marcante.Superou times mais fortes e aqueles 3 a 0 no Vasco,com Romário e tudo em pleno estádio de S.Januário jamais vai ser digerida pelos cruzmaltinos.

    ResponderExcluir