quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

História do Estadual do RN; Interior na Decisão duas vezes


Contando mais um capítulo da História do Estadual de Futebol do Rio Grande do Norte, apresento um resumo das duas últimas finais do campeonato que contou com a participação de clubes do interior. Confira:

2013 – Por causa da Copa do Nordeste, ABC e América não jogaram a primeira fase. O campeonato teve além da referida fase, dois turnos.

O América conquistou o primeiro turno e o Potiguar de Mossoró venceu o segundo.

Na decisão, dois empates. Em Mossoró 2 a 2, gols de Daniel Rezende e Paulinho para o Potiguar; Índio Oliveira e Renatinho Potiguar para o América.

No jogo de volta, em Ceará-Mirim, 1 a 1, gols de Índio Oliveira para o América; Chiquinho para o Potiguar.

Nos pênaltis, o Potiguar ficou campeão ao vencer por 5 a 4.

2014 – No primeiro campeonato disputado no estádio Arena das Dunas, o América conquistou o título.

Na primeira fase, América e Potiguar não participaram.Disputaram a Copa do Nordeste.

O Globo de Ceará-Mirim conquistou o primeiro turno e o América o segundo.

Na decisão, primeiro jogo em Ceará-Mirim, o América venceu de 2 a 1, gols de Max (2) para o América; Renatinho Potiguar para o Globo.

No jogo de volta, na Arena da Dunas com grande público, empate de 0 a 0.

4 comentários:

  1. O maior artilheiro da história do estadual do RN foi Silva, do ABC, com 32 gols marcados no campeonato de 1983. Naquela temporada, o ABC marcaria fantásticos 114 gols. A maior goleada entre ABC e América no estadual aconteceu em 14 de outubro de 1945, quando o ABC aplicou 8 a 1 no rival. O jogador com o maior número de títulos estaduais no RN, foi Mário Crise, que jogou pelo ABC e ganhou 9 vezes o campeonato estadual entre 1929 e 1938. Além do decacampeonato do ABC entre 1932 e 1941, registram-se ainda como as maiores sequências de títulos estaduais o penta do ABC entre 1958 e 1962, os tetras do ABC entre 1970 e 1973 e entre 1997 e 2000, e o tetra do América entre 1979 e 1982. O ABC foi o primeiro time campeão no JL, Machadão e Frasqueirão. ABC é o clube brasileiro que conquistou mais títulos no século XX com 47 conquistas (Revista Placar de dezembro de 2007, que levou em consideração todas as principais competições disputadas pelos clubes brasileiros no século XX). ABC é o clube brasileiro que possui a maior invencibilidade em jogos de estreia de campeonatos estaduais – 52 anos de invencibilidade (de 1957 a 2008).

    O ABC tem que honrar sua tradição no Campeonato Potiguar de 2015.

    Alan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 1982 o América foi tetra campeão INVICTO e contava com Marinho Apolônio,Silva,Curió e Severinho.
      Silva havia feito da parte da seleção Olípica do Brasil e era ex-júniores do Botafogo-RJ quando veio pro Mecão.
      Para evitar o penta campeonato do Mecão,o abC levou simplesmente OS QUATRO jogadores citados acima e mesmo assim,com toda essa "artilharia pesada" que roubou do América o título de campeão estadual em 1983 saiu com um empatezinho num clássico com gol anotado no finalzinho da partida!
      Essa mania feia que o abC tem,de pegar jogadores do América já vem de muito tempo...

      Excluir
  2. Voçê só esqueceu de colocar aí o maior "recorde" do seu clube:Protagonizar a maior vergonha do futebol do RN em todos s tempos,com a suspensão por três anos imposta pela CBD por ter sido desonesto e escalado três atletas sem condição de jogo no brasileirão de 1972!
    Esse sim,um "recorde" comprovado,que todo mundo viu e que não tem como esconder,né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o amigo aí de cima der uma olhadinha na edição Nº222 da revista Veja,de Dezembro de 1972 vai ver uma realidade bem cruel e sem essa fantasia toda que os de preto costumam cantar góga acerca da história desse 'clube' que na época era do bairro de morro branco!
      È tanto do recorde inventado,que nem presta!A realidade ninguém quer mostrar!
      No brasileirão de 1972 foram quatro vitórias,seis empates e doze derrotas.E ainda levaram gancho da CBD...aí deram aquela bola de prata a Alberí coo consolo.Tanto que,ele sequer foi convocado para a seleção!..rsrs

      Excluir