sábado, 23 de maio de 2015

O caso do Ceará Sporting serve para os clubes do RN


O pesquisador e estatístico Marcos Trindade, sempre alertou para uma falha que muitos dirigentes cometem no futebol do Rio Grande do Norte.

Visão de futuro. Principalmente ao elaborar os regulamentos dos campeonatos e afins.

Veja o caso do Ceará Sporting.

O Alvinegro de Fortaleza conquistou a Copa do Nordeste e o direito de jogar a Copa Sul Americana deste ano.

Mas, como avançou para a 3ª Fase da Copa do Brasil, pega o Tupi-MG, pode ser impedido de jogar a competição internacional.

Isso porque se passar pelo o Tupi, vai haver um choque de datas das duas competições.

E os regulamentos dizem que os clubes brasileiros que estiverem na 4ª Fase da Copa do Brasil não podem jogar a Sul Americana.

Se o Ceará quiser jogar a Sul Americana, terá de ser eliminado de propósito pelo Tupi.

Trindade sendo presidente do Ceará, faria uma reunião com todos do clube, prometeria uma premiação extra, pela classificação na Copa do Brasil.

Passar pelo Tupi vencendo os dois jogos e pronto.

Marcos Trindade está avisando isso, porque se o América de Natal tivesse sido campeão da Copa do Nordeste estava vivendo a mesma situação.

Desdobramento via Jornal O Povo de Fortaleza

É relevante lembrar que em 2014 a CBF modificou o regulamento da Copa do Nordeste ainda em janeiro para incluir o seguinte texto ao artigo 4o. do capítulo II:  Parágrafo Único – Na hipótese do clube campeão da Copa do Nordeste vier a classificar-se para a 4ª fase da Copa do Brasil, esse clube estará automaticamente impedido de participar da Copa Sul-Americana de 2014, à exemplo do que ocorre com os demais clubes que tenham obtido classificação para a 4ª fase da Copa do Brasil.

Em 2015, entretanto, a entidade esqueceu. Muito provavelmente, na hora de copiar e colar, os dirigentes não se lembraram do parágrafo único que tinha sido acrescentado posteriormente, texto fundamental para dirimir qualquer dúvida.  Assim, para evitar que o Ceará dispute as duas competições, a CBF optou por criar um texto novo, depois dos campeonatos terminados e disputados sob a antiga égide.

Caso o Ceará passe pelo Tupi-MG a vaga na Sul-Americana fica com o Bahia, vice da Copa do Nordeste mas, desde que, o time de Salvador não passe pelo Paysandu na terceira fase da Copa do Brasil. Caso Bahia e Ceará avancem na competição nacional, quem herda a vaga na Copa Sul-Americana via Copa do Nordeste é o Vitória, terceiro colocado da competição.

Perderá o Ceará para o Tupi-MG de propósito? Tenta passar pelo Tupi-MG e briga para disputar as duas competições, enfrentando a CBF? Tenta passar pelo Tupi-MG e, caso consiga, se contenta com a Copa do Brasil, deixando de lado a Sul-Americana? A situação é um escárnio.

O texto do ofício da CBF (obtido pelo globoesporte.com):

“Informamos que os clubes que tenham obtido vaga para a copa Sul-Americana de 2015 só disputarão a referida competição caso não estejam classificados para disputar as oitavas de final da Copa do Brasil de 2015, conforme estabelece o REC da Série A, no seu artigo 6º. O critério se aplica aos clubes da série A/15 como também aos clubes oriundos de conquista das copas regionais – Ceará/CE pela Copa do Nordeste e Brasília/DF pela Copa Verde.

Neste caso específico das competições regionais (Copa do Nordeste e Copa Verde), se um clube avançar às oitavas da Copa do Brasil cederá seu lugar ao clube imediatamente abaixo na classificação final da competição que originou a vaga. Se a situação se repetir, classifica-se o clube imediatamente abaixo, e assim sucessivamente, até que as vagas sejam preenchidas.”

2 comentários:

  1. Marcos,a pisa que nosso futebol levou da exemplar Alemanha em plena copa do mundo no Brasil parece que não vai surtir o efeito merecido nunca.
    Sempre combatí aqui mesmo no seu espaço virtual a falta de competencia e honestidade acima de tudo dessa verdadeira 'casa de mãe Joana' chamada cbf.
    Esse exemplo do Ceará e o mais claro demonstrativo de que,esse calendário imbecil da madrasta pune os clubes filiados ao invés de premiá-los.
    A incompetência é tão grande que,sabendo que o choque de datas poderia ocorrer,ela tenta consertar um erro com outro "criando" um regulamento ridículo que coloca os filiados entre a cruz e a espada!Bacana,né?
    O América-RN conquistou o direito de ter um calendário "cheio" ano passado e esse ano quase teve seu planejamento prejudicado por disputar três competições quase que simultâneamente.È humanamente impossível principalmente num início de temporada,um plantel realizar três jogos em uma semana tendo ainda por cima o desgaste dos deslocamentos e manter uma performance convincente.Mais cedo ou mais tarde os efeitos físicos começam a se manifestar.E principalmente clubes medianos como os nossos que não possuem bala na agulha para ter 22 jogadores "titulares".
    Outro exemplo claro,que só um idiota não se dá conta:Como é que um clube disputa uma competição reconhecida pela entidade maior como a copa do Nordeste,a qual é a mais rentável competição para os nossos clubes no primeiro semestre,implica em datas no calendário,e sua participação independente de conquista do título não conta pontos pro ranqueamento?Ora,o Ceará,foi campeão da última edição e com isso conquistou seu direito de participar de uma competição INTERNACIONAL!E não conta pontos pro ranking no Brasil?
    Parece piada,mas não é.È imbecilidade,burrice,idiotice mesmo.
    Não existe a menor condição de comparativos com outros continentes.Não existe por exemplo,como "copiar" as ligas européias que tem o poderio financeiro e uma organização impecável a seu favor.Estão anos-luz a nossa frente.
    Portanto,reconheça as suas limitações e dê um passo até onde suas pernas alcançarem.
    Faça justiça aos seus filiados e tenha seu próprio método de ranqueamento.
    Por essas e muitas outras que nosso futebol,antes respeitado em todo o mundo,hoje é motivo de piadas.E de muito mau gosto.

    ResponderExcluir
  2. Quem ganhou a Copa Verde? Foi o Cuiabá ou o Brasília?

    ResponderExcluir