segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Carlos Gutemberg faz avaliação da Seletiva do Sport Recife em Touros


O observador e técnico profissional, Carlos Gutemberg, aqui de Natal, fez uma avaliação da Seletiva do Sport Recife, realizada no último sábado na cidade de Touros, interior do Rio Grande do Norte. Confira:

Qual era a expectativa em relação a essa avaliação final do Sport Recife na cidade de Touros?

A expectativa era de realizar um grande evento na cidade; além de movimentar os amantes do futebol, os quais poderiam ver jogos de grande qualidade, havia uma expectativa em relação a esquentar o comércio da cidade haja vista que receberia atletas e responsáveis vindos de outras cidades, bem como a delegação do Sport Recife que se instalaram na cidade.

Essa expectativa foi atingida?

De fato o evento foi um sucesso! Contando com atletas, responsáveis e organizadores, a avaliação envolveu cerca de 125 pessoas. Se levarmos em conta que boa parte dessas pessoas vieram de outras cidades, isso significou um aquecimento principalmente nos estabelecimentos do ramo alimentício. Além, claro de mexer com o lúdico das crianças que estiveram presentes na avaliação e voltaram pra casa com a emoção que só o futebol pode proporcionar e com a promessa de outra nova avaliação dessas.

Quantas cidades foram envolvidas nessa avaliação?

Participaram atletas das três cidades e três distritos. As cidades foram Rio do Fogo, São Miguel do Gostoso e Touros; e ainda os distritos de Santa Luzia, Boa Cica e Cajueiro, todos de Touros. Ao final foram selecionados dois atletas.

E em relação ao nível técnico dos atletas avaliados? O nível apresentado foi satisfatório?

Desde a primeira pré-avaliação que foi feita na região, afim de captar atletas para a avaliação final sabíamos da qualidade técnica que ali encontraríamos, pois aquela região sempre foi celeira de grandes craques com renome nacional e até internacional.

Qual o balanço, futebolisticamente falando dessa avaliação? Foi positiva?

O resultado final me deixou muito feliz. O Sport hoje em dia possui uma das bases mais fortes e estruturadas do país, está entre as pouquíssimas equipes de futebol com modelo de clube formador de atletas categoria A, e para atingir tal patamar o Sport é bem rígido com relação a seleção de atletas para compor o elenco das suas categorias de base, para minha felicidade tivemos dois atletas selecionados; o Matheus da cidade de Touros e o ala-esquerda, Pedrinho, nascido no ano de 2002, da cidade de São Miguel do gostoso.

Você poderia descrever a qualidade técnica Desses atletas?

O Matheus é um segundo volante, nascido no ano de 1999, com excelente passe, apresenta um jogo dinâmico onde busca sempre se apresenta como opção para o passe e sai em velocidade para o ataque, tem finalizações precisas e potentes, além de um poder de recomposição enorme.

A ala-esquerda, Pedrinho, é um lateral, nascido em 2002, com bastante potência física, alto, e tem extrema facilidade em executar, o que no futebol chamamos de "arco" que é aquele cruzamento executado da linha de fundo e que deixa o atacante na cara do gol.

Quando ambos viajarão para Recife?

O lateral Pedrinho, não viajará de imediato para Recife, devido a uma série de fatores, mas ficará sendo monitorado de perto para que na primeira ocasião ele possa a ir para Recife.

Já o Matheus, viajará de imediato, hoje ele fará exames médicos e nesta terça, 29/08, ele já viaja rumo a Recife para passar por um período de uma semana de adaptação. Em agradando a comissão técnica ele já fará parte do elenco do Sub-20 do Sport Recife.

Como você avalia essa avaliação de forma geral?

Eu digo que foi um grande evento, onde a qualidade técnica dos atletas foi de alto nível, e o índice de aproveitamento foi altíssimo, pois o Sport executa essas avaliações em todo o Brasil e é normal serem observados 700, 800 atletas para um ser aprovado. Na cidade de Touros foram avaliados 80 atletas e tivemos dois aprovados. Gostaria de agradecer a todos os organizadores, professores, pais e responsáveis, que levaram seus filhos, enfim a todo mundo que cooperou para o sucesso da avaliação. Agradeço também ao coronel Genivaldo Cerqueira por confiar no nosso trabalho, ao observador técnico João Melo Maradona por sempre agir com honestidade na avaliação dos atletas.

E por último e não menos importante gostaria de agradecer a Deus por tudo que tem feito em minha vida. Finalizou Carlos Gutemberg, observador e técnico profissional, aqui de Natal.

Carlos Gutemberg. Foto: Marcos Trindade

Nenhum comentário:

Postar um comentário