A história do ABC na Série B

Este ano, o Alvinegro participa pela 15ª vez da Série B do Campeonato Brasileiro. Diante disso apresentamos um resumo de todas as participações do Mais Querido. A melhor campanha da história foi a de 1991, quando chegou as quartas de final, sendo eliminado pelo Paysandu num jogo tumultuado em Belém. Veja mais:

1971

Na Primeira Fase, ficou no grupo A com Ferroviário de Fortaleza, Campinense e Ferroviário de Recife. Foi eliminado ficando em terceiro lugar. No geral ficou na 19ª posição. Foi o primeiro clube do Rio Grande do Norte a participar da Série B.

1980

Ficou no grupo C com Sport, Fortaleza, Campinense, Central, Leônico de Salvador, Baraúnas e Treze. Terminou a Primeira Fase em terceiro lugar e se classificou logo para a Terceira Fase. Nessa fase, pegou Ferroviária, Uberaba, Juventus e América Mineiro. Foi eliminado. Terminou a competição em 13º lugar.

1981

Na Primeira Fase ficou no grupo B ao lado de Náutico, Botafogo de João Pessoa, América de Recife, Central, Confiança, Treze e ASA. Foi quarto colocado, sendo eliminado. Na classificação geral terminou em 22º lugar.

1989

Na fase inicial ficou no grupo E ao lado de Treze, América de Natal, Nacional de Patos, Botafogo de João Pessoa e Baraúnas. Foi primeiro colocado com 14 pontos ganhos. Na Segunda Fase, foi eliminado pelo Central de Caruaru. No geral obteve a 24ª colocação.

1991

Ficou no grupo B com Ceará, Fortaleza, América de Natal, Auto Esporte do Piauí, Ferroviário de Fortaleza, Parnahyba e Moto Clube. Terminou a Primeira Fase em segundo lugar com 18 pontos ganhos. Na Segunda Fase, eliminou o Sampaio Correia fora de casa nos pênaltis por 4 a 1 depois de dois 0 a 0. Nas quartas-de-final enfrentou o Paysandu. No jogo de ida, em Natal, venceu de 1 a 0. O gol foi de Silvinho. Na partida de volta, em Belém perdeu injustamente por 3 a 1 e foi eliminado. O alambrado do estádio foi derrubado pela torcida e o árbitro Manuel Sarapião Filho foi acusado de suborno. O ABC ficou 17 jogos sem perder, terminando a competição na sétima colocação. O Mais Querido bateu na porta da Primeira Divisão.

1992

Formou o grupo A com: Santa Cruz de Recife, Fortaleza, Ceará, Campinense, Picos, CSA e Central. Os três primeiros colocados asseguravam o acesso para a Primeira Divisão. Nesse ano, alguns jogadores do América foram emprestados ao Time do Povo, entre eles Baíca. Veja a foto acima. O Alvinegro Potiguar ficou em sétimo. Na classificação final foi o 28º colocado.

1996

Foi eliminado na Primeira Fase. Estava no grupo B com América Mineiro, Atlético de Goiás, Joinville e Gama. Terminou o campeonato em 22º lugar.

1997

Ficou no grupo B ao lado de Ceará, Paysandu, Santa Cruz de Recife e Central de Caruaru. Na Segunda Fase enfrentou o Gama na desvantagem. Depois de três partidas, a primeira em Natal, foi eliminado pelo o Gama. No geral ficou em 14º lugar.

1998

Na Primeira Fase enfrentou Joinville, Paysandu, CRB, Fluminense do Rio de Janeiro e o Juventus de São Paulo. Era o grupo D. Terminou em segundo lugar com 15 pontos ganhos. Venceu ao Fluminense de 3 a 2 no Maracanã e empatou em Natal por 1 a 1, o suficiente para rebaixar os cariocas para a Terceira Divisão. Na fase seguinte, pegou o Londrina, mais uma vez na desvantagem. Foi eliminado nos pênaltis por 4 a 3 depois de três empates. 0 a 0 em Natal, 0 a 0 e 1 a 1 em Londrina. Ficou na 11ª posição no geral.

1999

Na Primeira Fase, enfrentou todos os participantes. 22 no total. Nessa fase ficou em 14º lugar sendo eliminado. Os principais clubes eram Goiás, Bragantino, América Mineiro, Criciúma, Bahia, América de Natal e São Caetano que haviam participado recentemente da Primeira Divisão. Terminou a competição em 14º lugar.

2000

Nesse ano a Série B foi disputada por dois grupos regionalizados na Primeira Fase. Cada um com 18 clubes. O ABC ficou no grupo B e terminou essa fase em 10º lugar. No geral, obteve a 18ª posição.

2001
Ficou no grupo A na Primeira Fase. O grupo foi composto por 14 clubes que jogaram no sistema de ida e volta. O ABC terminou essa fase em 13º lugar no seu grupo, sendo rebaixado para a Série C. Na pontuação geral ficou na 26ª posição.

2008

Pela primeira vez na sua história participou de um Campeonato Brasileiro com pontos corridos. A Série B desse ano contou com 20 clubes, entre eles, Corinthians Paulista, Ponte Preta, Bahia, Juventude, Paraná, entre outros grandes do Futebol Brasileiro. Alternou bons e maus momentos durante a competição. Ficou em 13º lugar com 48 pontos ganhos.

2009

Mais uma vez participou de um campeonato de pontos corridos. A competição reuniu 20 clubes. Os clubes mais tradicionais eram Vasco, Guarani, Portuguesa, Paraná, Bahia, entre outros. Apesar de ter bons atletas, o Mais Querido acabou sendo rebaixado. Terminou na 20ª colocação com 35 pontos ganhos.

9 comentários:

  1. Trindade onde se encontra o ranking de 2011 e 2012?

    Um abraço
    Professor Moisés

    ResponderExcluir
  2. Marcos, só tenho 21 anos e já ouvir falar que essa divisão de séries em A, B e C, foram configurada recentemente, aos 20 anos atrás. Teria como me explicar de que maneira ocorreu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou novo também, mas acho que isso ocorreu em 1994 quando teve as seletivas para as divisões.

      Alan

      Excluir
  3. Paysandu mereceu vencer, não tem essa de injustamente não filho...futebol nos anos 90 era assim; O era oito ou oitenta..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tu que saber mais que o pesquisador.fica na tua desenformado.

      Excluir
  4. muito bom queria saber do meu mecão

    ResponderExcluir
  5. Anonimo, cheguei em natal em 1968 não existia camp. Estadual, quero saber como o abc conta com 57 títulos estaduais. Existia sim, c,campeonato de natal

    ResponderExcluir